quinta-feira, 7 de outubro de 2010

- Capela Senhor do Bonfim (Capelinha) -

E depois de um looooongo período afastado por conta de problemas técnicos, cá estou eu de volta para o andamento normal do "Arte por Parte". Apesar de ficar este tempo todo sem postar nada, a produção não parou e os frutos foram muito bons, como vocês poderão ver nos posts que virão.

E pra (re)começar, vamos com:

Capela Senhor do Bonfim (Capelinha)
Nanquim a Bico de pena - tamanho A4 - 2010

Para ampliar, clique na imagem
Este desenho na verdade foi um de uma série encomendada para ilustrar os cartazes de uma mostra fotográfica itinerante sobre o patrimônio arquitetônico da cidade de Macaúbas pelo historiador José Antônio de Souza. Esta mostra é composta por fotos de diferentes épocas de patrimônios da cidade como uma forma de sensibilizar a população para uma melhor conservação deste, visitando escolas e instituições do município.


A idéia inicial seria a de produzir desenhos muito mais simples, com poucos traços e sem tanto acabamento, mais ou menos no estilo dos croquis de Oscar Niemeyer, mas trabalhar com bico de pena é muito gostoso e para mim que detalho muito os meus trabalhos, era uma tentação enorme lidar com estes desenhos sem partir para os artifícios das sombras tracejadas (também conhecido como hachuras), o que no caso deste desenho nem tem tanto, mas enfim... o que era pra ser muito simples passou a ser um pouco mais trabalhado. Talvez se eu tivesse escolhido outro tipo de material, teria seguido a idéia inicial.
Oscar Niemeyer - Croqui do Memorial da América Latina
A Capelinha é um dos poucos pontos turísticos de Macaúbas, situado num ponto alto da cidade, de onde é possível ter uma bela vista. Abaixo, estão algumas fotos da Capelinha e da sua maravilhosa vista.


E para quem não conhece muito bem a obra de Oscar Niemeyer, recomendo o documentário "Oscar Niemeyer - A vida é um sopro" sobre o arquiteto brasileiro, que é muito bom. Neste documentário, o próprio Niemeyer conta sua trajetória com inserções de imagens da época, depoimentos de amigos e personalidades importantes sobre o arquiteto. Vale a pena ver!


Licença Creative Commons
Capela do Sr do Bomfim (Capelinha) de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

3 comentários:

  1. Edu! Que bom que voltaste, hein? Pensei que tivesses desistido da blogosfera e até te "excluí" da minha lista de blogs. Agora vou refezê-la...!
    Ficou muito bom o teu desenho da capelinha, tens o traço muito legal. Parece que voltaste com força total; fiquei contente pq voltaste!
    Um BjãO

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem cuidado e bem explicadinho como sempre foi costume do professor Eduardo Cambuí.
    AMEI DEMAIS!!!Bjssss

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...